segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Atividades de estudo para a Prova. Entregar quinta-feira 07/08/08

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Em meados do século XVIII, teve início na Inglaterra a Revolução Industrial, que consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas profundas na economia, prolongando-se pelo século XIX. A máquina foi suplantando o trabalho humano e uma nova relação entre o trabalho e capital se impôs.
O grande desenvolvimento da indústria provocou profundas transformações na vida do homem, nas relações entre nações e na estrutura das sociedades.
Muitas cidades surgiram com a indústria. Nelas, as fábricas concentravam centenas de trabalhadores, que vendiam sua força de trabalho em troca de um salário. Os operários viviam em condições miseráveis. Homens, mulheres e até crianças iniciavam a jornada diária muito cedo e trabalhavam de 14 a 16 horas por dia. Dentro das fábricas havia muita umidade e poeira, e o barulho era ensurdecedor. Mulheres e crianças, trabalhavam o mesmo número de horas e recebiam um salário bem mais baixo que o dos homens.
As condições subumanas em que vivia o trabalhador lavavam-no a contrair muitas doenças: tuberculose, varizes, úlceras, problemas de coluna etc... Em razão principalmente do cansaço excessivo, ocorriam muitos acidentes de trabalho, que provocavam multilações ou mortes. Os trabalhadores que sofriam acidentes eram sumariamente demitidos e não havia nenhuma lei que os protegesse.
As condições de trabalho e os abusos que sofriam, levaram os trabalhadores a lutar pela conquista de seus direitos.
A INGLATERRA E A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: O primeiro país a ter condições favoráveis de investir na utilização da máquina foi a Inglaterra. Por isso, liderou a primeira Revolução Industrial. Dentre essas condições, podem-se citar: acúmulo de capitais provenientes da expansão marítimo- comercial e da política mercantilista adotada pela Inglaterra; supremacia marítima; reservas minerais (havia abundância de jazidas de carvão e de ferro no solo inglês; produção capitalista da terra (o acúmulo de capitais viabilizou os investimentos na área rural; ampliação dos empréstimos a juros (com a criação do Banco da Inglaterra, em 1694; crescimento populacional e grande êxido rural, possibilitando grande oferta de trabalhadores; Revolução Gloriosa (que transformou o Parlamento britânico num efetivo órgão dirigente do Estado).
Todos esses elementos foram decisivos para a industrialização inglesa. Apareceram invenções que revolucionaram a indústria. O grande consumo de tecidos de lã e algodão estimulou a criação da máquina de fiar(Arkwright), do tear mecânico(Cartwright), do descaroçador de algodão(Eli Whitney), e deu origem às primeiras fábricas inglesas de fiação e tecelagem. Outras invenções fizeram parte da Revolução Industrial inglesa, dentre elas: a máquina à vapor(James Watt), a locomotiva à vapor(George Stephenson) e o barco à vapor(Robert Fulton).
A SOCIEDADE INDUSTRIAL: A Produção em larga escala, mediante a utilização de meios mecânicos, exigiu a concentração de trabalhadores em grandes unidades de produção, as fábricas, onde eles realizavam um trabalho dirigido e em conjunto. Na fábrica, consagrou-se e aperfeiçoou-se o princípio da divisão do trabalho: cada trabalhador realizava apenas uma parte do processo de produção, na qual se especializava.
O sistema fabril arruinou a pequena oficina artesanal, tão característica do modo de produção feudal. A maioria dessas oficinas, onde o operário fazia seu trabalho manual com as próprias ferramentas e com horário e ritmo de trabalho que ele mesmo determinava, não puderam agüentar a concorrência imposta pelos novos métodos fabris. Os artesãos viram-se obrigados a abandonar suas oficinas e a procurar trabalho nas fábricas, convertendo-se em operários assalariados.
Com a Revolução Industrial, dois grupos sociais se definiram: a burguesia industrial e o operariado, também chamado de proletariado.
A EXPANSÃO INDUSTRIAL: A SEGUNDA FASE DA INDÚSTRIA: Por volta de 1830, a França e a Bélgica iniciaram a sua industrialização, utilizando o vapor como principal fonte energética e o ferro como material industrial básico. Esses dois países e a Inglaterra estavam centrados na Indústria Têxtil.
Após 1860, a indústria instalou-se em outras regiões, como os Estados Alemães, o norte da Itália, a Rússia, os Estados Unidos, o Japão e a Holanda. A partir dessa época, começaram a ocorrer grandes inovações técnicas. O aço e os sintéticos foram utilizados como material industrial básico e as principais fontes de energia eram a eletricidade e o petróleo. Os setores industriais também se multiplicaram com o surgimento das indústrias siderúrgica, petroquímica, eletroeletrônica e automobilística.
No século XIX, o petróleo e a eletricidade substituíram o vapor, enquanto o aço substituiu o ferro. A indústria siderúrgica suplantou o setor têxtil.
A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO: A ideologia burguesa, o liberalismo, fortaleceu-se e foi responsável por reformas que tiraram a economia do controle do Estado. O sistema econômico capitalista consolidou-se. Esse sistema caracterizava-se pelo acúmulo de capital, propriedade privada, obtenção de lucro e trabalho assalariado.
A concentração de capital estimulou a livre concorrência das empresas capitalistas. As mais ricas foram absorvendo as mais fracas. Os grandes grupos financeiros aliaram-se para monopolizar o mercado consumidor.
A concentração de capitais nas mãos da burguesia, acentuou a exploração do operariado urbano. Com a Segunda fase da Revolução Industrial, ocorreu progressiva diminuição da jornada de trabalho, bem como a regulamentação do trabalho feminino e infantil. Nesse período, os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos e surgiu a primeira Organização Internacional dos Trabalhadores, com o objetivo de unificar a luta operária.
ATIVIDADES

1. O que foi a Revolução Industrial?

2. O grande desenvolvimento da indústria provocou profundas ______________ na vida do homem, nas relações entre as ____________ e na estrutura das _____________. Muitas _______________ surgiram com a indústria. Nelas, as fábricas concentravam centenas de trabalhadores, que vendiam sua ___________________ em troca de um ________________.

3. Como passaram a viver os operários a partir da Revolução Industrial?

4. Como os trabalhadores reagiram às péssimas condições de trabalho no começo da Revolução Industrial?

5. Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada um fator para a Revolução Industrial ter-se iniciado na Inglaterra:
a) Acúmulo de capitais com a expansão marítimo-comercial e a política mercantilista. ( )
b) Abundância de jazidas de carvão e de ferro no solo inglês. ( )
c) Decadência da área rural e perda de capitais dos proprietários de terras. ( )
d) Ascensão da burguesia ao poder com a Revolução Gloriosa.
6. Explique como surgiu a fábrica e como se organizou o trabalho dentro dela.

7. Quais os países que se industrializaram após a Inglaterra, no século XIX?

8. Quais as inovações que se destacaram na indústria a partir do século XIX?

9. Qual foi a ideologia da burguesia industrial?

10. O que caracteriza o sistema econômico do capitalismo?

11. O que mudou para os trabalhadores na Segunda fase da Revolução Industrial?
12. Em que ano, aproximadamente, aconteceu a Revolução Industrial?

13. Em que país aconteceu a Revolução Industrial?

14. Responda:
a) Como passaram a viver os operários a partir da Revolução Industrial?
b) De onde vinham essas pessoas?
c) Onde passavam a morar e a quem pertencia o lugar onde moravam?
d) Como eram as casas?
e) Quantas horas por dia os operários trabalhavam durante o período da eclosão da Revolução Industrial?
f) Mulheres e crianças também trabalhavam?
g) As crianças, geralmente, freqüentavam a escola?
h) Que doenças eram comuns aos operários?
i) A sociedade que nasceu da industrialização dividiu-se basicamente em duas classes sociais. Quais são essas classes? ____________________ e _______________________
j) Nas cidades, o que importava mais: o tempo da natureza ou o tempo do relógio?
k) Naquela época, os trabalhadores possuíam direitos trabalhistas (como: carteira assinada, fundo de garantia, aposentadoria...)?

8 comentários:

Anônimo disse...

13- na frança

Anônimo disse...

Bem capaz...

Anônimo disse...

uau ! ajudou pakas esse trabalho olha só minha professora deu um IGUALZINHO para pesquisar no LIVRO mas na net é mais facil (brincadeira) pesquisei no livro SIM mas nao achei o suficiente para tirar 10..THIAGO obrigado de ♥ por ter postado isso ai para nós ...bjO ←

Anônimo disse...

Olha valeu mesmo,minha professora pegou essa atividade e passou pra gente pesquisar em outros livros mas aqui,lendo esse texto ficou bem mais fácil....Respondi tudinho em pouquíssimo tempo...Valeu!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Nossa Muito bom esse blog. Minha Professora de Geografia passou essa atividade de preencher as lacunas e algumas outra perguntas, e o meu professor de História passou a 3, 4 e etc.

Muito Legal poder fazer as minha lições na net, onde é meu meio de divertimento.

Continue assim.

Aah e achei todas as respostas aqui.
Valew BjoÕ

Anônimo disse...

tem que botar as respostas

Anônimo disse...

Ajudoou muuuitoo, mas poor favoor coloque as respostas para conferir..

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.